Um dos sonhos de todo cozinheiro é fazer bolos e pães com a mesma aparência e textura daqueles que compramos fresquinhos nas padarias: massas fofas e aeradas na medida certa, gostosas até para o toque. Quer saber o segredo? Pois adicione um ingrediente que faz praticamente mágica com as misturas: os emulsificantes!
Esse ingrediente é amplamente utilizado em confeitarias e na indústria alimentícia, sendo o grande responsável por deixar as massas com aquele aspecto uniforme e fofinho que dá água na boca só de pensar. Porém, apesar de possuir essa grande utilização industrial, o emulsificante também pode ser usado nas receitas caseiras, obtendo o mesmo efeito.
Quer conhecer um pouco mais sobre esse fantástico ingrediente? Então confira já nosso post e se torne o cozinheiro de mão cheia que sempre sonhou em ser! Vamos lá?
Mas, afinal, o que são os emulsificantes?
Os emulsificantes são moléculas que possuem um lado que atrai a água, enquanto outro a repele, por isso consegue agir na interface entre líquido e gordura, fazendo com que as substâncias não se dispersem. Atuando como um estabilizante, o emulsificante torna mais compatíveis ingredientes que normalmente não se misturam, como a água e o azeite, deixando a mistura bem mais uniforme, lisa e agradável tanto ao toque como ao paladar.
Em quais receitas utilizar esse ingrediente?
Os emulsificantes são muito utilizados nas receitas de pães e bolos, sendo responsáveis por deixá-los com um aspecto mais uniforme, firme e, ao mesmo tempo, macio. Com o emulsificante, o bolo não precisa de tanto cuidado para ser levado ao forno, por exemplo, ainda mantendo uma conservação melhor, não ressecando tão rapidamente como de costume.
Nos sorvetes e cremes, o emulsificante produz uma sensação de maior maciez ao paladar, além de produzir um derretimento mais lento. O acréscimo do ingrediente cria uma textura espumosa, com leveza, porém mantendo certa firmeza na densidade do produto final. Ideal, não é verdade?
Massas salgadas também podem receber o emulsificante, deixando as receitas amanteigadas bem menos pesadas. Em geral, a massa fica mais lisa, com um esfarelamento moderado, não exagerando nem para um lado nem para o outro. Simplesmente perfeito!